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CATALISADOR

  O QUE É?

O catalisador é uma peça existente no sistema de escapamento de veículos automotores. Localiza-se logo após o coletor de gases do escape, próximo ao motor. Essa peça, formada por um miolo cerâmico ou metálico, é responsável pela transformação de grande parte dos gases tóxicos produzidos pelo motor em gases inofensivos ao ambiente e à saúde.

FUNCIONAMENTO

   

 

Os gases nocivos (CO, Nox e HC) provenientes do motor chegam ao catalisador e passam pelo miolo de cerâmica em forma de colméia, onde reagem com outros produtos químicos presentes e seguem em direção ao cano de escape para serem liberados na forma de Vapor D'água, Gás Carbônico e Nitrogênio.

CUIDADOS

Alguns cuidados devem ser tomados para que o catalisador tenha o funcionamento perfeito e que sua vida útil não seja prejudicada:

  • Não efetuar limpeza do motor/injetor de combustível com métodos e/ou produtos não recomendados pelo fabricante.
  • Usar combustível de origem confiável, o uso de combustível fora dos padrões pode causar danos irreparáveis ao catalisador.
  • Conferir com freqüência o sistema de ignição do veículo (velas, cabos, bobinas, distribuidor, etc...)
  • Conferir com freqüência o sistema de injeção do veículo (sensores, regulagem, etc...)
  • Não utilizar alarme corta ignição e combustível que não seja recomendado pelo fabricante do veículo.
  • Não fazer o motor “pegar no tranco”.
  • Evitar áreas alagadas, para que não entre água no escapamento quando o mesmo estiver quente.
  • Não utilize “tubos primários” de material diferente de aço inox.

  GARANTIA

Caso não sejam observados alguns dos itens acima, o catalisador pode ser danificado e os danos normalmente não são cobertos pela garantia dos fabricantes.

 

    Defeitos que não são cobertos pela garantia dos fabricantes.

  • Excesso de formação de fuligem no catalisador

Possíveis Causas:

•  Uso de combustível adulterado.

•  Falha no sistema de alimentação do motor (excesso de combustível, etc...).

•  Excesso de óleo lubrificante ou desgaste que implique “queima de óleo lubrificante” na câmara de combustão do motor.

•  Tubo primário do escapamento de material diferente de aço inox.

   

  • Danos na carcaça externa do catalisador.

 

Possíveis Causas:

  • Impactos mecânicos provocados por batidas

 

  • Danos no núcleo cerâmico por “melting” (derretimento), provocado pela passagem de combustível não queimado na câmara de combustão do motor.

 

Possíveis Causas:

  • Falha no sistema de ignição e/ou injeção do veículo.
  • Uso de combustível fora dos padrões especificados.
  • Falha no sensor lambda.
  • Uso de alarme corta ignição e/ou combustível fora dos padrões especificados pelo fabricante do veículo.
  • Limpeza do motor e/ou injetor de combustível com métodos e/ou produtos não recomendados
  • Fazer o motor “pegar no tranco”

 

  • Núcleo cerâmico solto dentro da carcaça do catalisador.

 

Possíveis Causas:

  • Entrada de água pelo escapamento.
  • Choque térmico

 

 

Notícias

quinta-feira, 20 de agosto de 2009
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